Quem foi MAJOR GERCINO?
Gercino Gerson Gomes
Nasceu no Distrito de Major, Município de Tijucas, a 02 de julho de 1906. Filho de Manoel Vicente Gomes e de Amélia Margarida Steil Gomes.
Iniciou sua vida como comerciário. Aos 17 anos de idade ingressou como Soldado Voluntário no Décimo Quarto Batalhão de Caçadores, disposto a fazer carreira no Exército. Seis meses após, obteve seu primeiro triunfo, tornando-se cabo; e decorridos quatro meses, matriculou-se na Escola de Sargentos da infantaria, permanecendo, ainda aluno, na Guarda Especial do Ministério da Guerra durante o movimento revolucionário de 1924.
Educado e educador, estudioso e competente, galgou, pelas suas altas qualidades, vários degraus na hierarquia militar, dizem bem alto alguns dos mais de cem elogios constantes de seus assentamentos.
Preocupação com a educação
Gercino Gerson Gomes, elevando-se a postos imediatamente superiores, nunca se descuidou da instrução de seus subordinados. Em 1929, era ele elogiado “pelo interesse demonstrado pela instrução de seus camaradas, concorrendo para diminuir os nefastos efeitos do analfabetismo, uma das principais causas do atraso do País”. Subscrevia este elogio o general João Reiff, na ocasião capitão que, em 1931, iria com Gercino iniciar o Curso de Farmácia.
À serviço do Estado de Santa Catarina
Foi comissionado, ainda Sargento, pelo General Interventor no Estado, no Posto de Capitão da nossa Força Pública, encarregado de várias missões no Norte do Estado e Capital.
O crítico ano de 1935
Jamais faltou aos seus deveres de soldado nos difíceis momentos. Em 1935, foi elogiado pelo seu Comandante, por ter cumprido o seu dever, agindo de maneira altamente honrosa no ataque levado a efeito contra os rebeldes da Escola da Aviação Militar, pela energia, denodo e dedicação que então revelou, disposto a todos os sacrifícios no cumprimento do dever militar.
Núcleo católico do 14° BC
Presidiu, por muito tempo, o Núcleo Católico do 14° BC. Católico fervoroso, militar por vocação, jamais desmereceu do alto conceito em que era tido por seus superiores, colegas e subordinados. Organizador da Páscoa dos Militares.
Carreira militar
Sua incorporação deu-se em 02 de maio de 1923. Em 12 de outubro prestou compromisso à Bandeira. Em 13 de outubro, passou a ser Soldado Sinaleiro.
Promoções:
*1923
13 de outubro – Soldado Sinaleiro
17 de outubro _ Cabo
*1925
02 de janeiro – Terceiro Sargento
No período de 14 de novembro de 1925 e 1926, foi colocado à disposição do Senhor General Interventor na Força Pública do Estado.
*1939
10 de março _ Segundo Sargento
*1942
14 de janeiro _ Primeiro Sargento
*1943
Portaria n° 5271, de 26 de agosto _ SubTenente
*1949
25 de setembro _ Primeiro Tenente
*1951
29 de maio _ Capitão
*1951/1952
Recebeu as promoções de Major e Tenente Coronel do Exército Nacional.
Comendas militares
Possuía as Medalhas de Prata de Bons Serviços e Medalha de Guerra.
Perfil de Gercino
Possuidor de uma fina educação, que se prolongou na vida militar e, sobretudo, de lealdade. Sua condutora era um verdadeiro código de ética, sua vida um roteiro cristão e um exemplo de bondade, de firmeza, de patriotismo e de virtudes cívicas.
Carreira civil
Foi um dos pioneiros do estudo de Farmácia e Odontologia em Santa Catarina. Em 22 de janeiro de 1946, sob o auspício da Faculdade de Direito, foi criada a Faculdade de Farmácia e Odontologia, ocasião em que, como fundador, assumiu a cadeira de Farmacognosia até 1952, anos em que faleceu.
Postura acadêmica
Como professor, pontual, competente, estudioso e culto, soube imprimir um cunho ameno a uma disciplina árdua e difícil. Suas aulas práticas, superando as deficiências materiais com que lutava a Faculdade, ele as ministrava em Farmácia da Capital, não deixando seus alunos sem a necessária prática.
Cursos, diplomas e homenagens
Exército brasileiro
*Curso de cabo
*Escola de Sargento de Infantaria
*Curso de datilografia
*Curso da Escola das Armas – RJ
Vida civil
*Instituto Politécnico de Florianópolis
*Curso Preparatório em Farmácia
*Faculdade de Farmácia e Odontologia – Fundador e Lente Catedrático
Homenagens
*da Faculdade de Farmácia e Odontologia de Santa Catarina – 1957
*da Associação dos Aposentados da UFSC – memória dos pioneiros do ensino superior em Santa Catarina – 1996
Família
Casou com Eloah da Costa Moellmann, e teve cinco filhos: Joel, Marília, Elisabeth, Maria Aparecida e Maria Luiza.
Bibliografia
- História de Santa Catarina, vol. 4, Grafipar
- Caderneta Militar de Gercino Gerson Gomes. Exército Brasileiro, RJ, 1922.
- Livro de anotações de Gercino e Eloah Gomes, páginas 38, 56, 57 e 60.
- Discurso de Ranulfo J. de Souza Sobrinho, publicado no Jornal O Estado de Santa Catarina.
O município de Major Gercino possui uma área de 292 km² e está situado no Vale do Rio Tijucas, região da Grande Florianópolis com altitudes que variam de 30 metros (sede) a 800 metros do nível do mar. Latitude de 27o.25’05 e longitude de 48o57’05”w de Greenwich.
O clima do município, segundo Koppen, classifica-se como mesotérmico úmido, sem estação seca (Cfa), com verões quentes.
Quanto a hidrografia, o município é banhado pela Bacia do Rio Tijucas, tendo como afluentes os ribeirões Cara, Nova Garcia e rio do Alho.
O relevo é constituído de superfícies montanhosas e planas, apresentando solos podzolicos vermelho amarelo, cambissolo forte ondulado e montanhoso, cambissolo planos e cambissolo ondulado a forte ondulado.
Para efeito de planejamento estadual, integra o microrregião da Grande Florianópolis, composta de 23 municípios, cujo centro polo é a capital do Estado de Santa Catarina- Florianópolis. Limites municipais
Direção Municípios confrontantes
Norte Nova Trento
Sul Angelina
Leste Antonio Carlos e São João Batissta
Oeste Leoberto Leal
Fonte: Prefeitura Municipal de Major Gercino