CAPACITAÇÃO CONSELHO TUTELAR
De acordo com a assistente social de gestão da Secretaria da Assistência Social, Sílvia Santiago Martins, a capacitação visa preparar os profissionais para o aprimoramento das ações de atendimento e proteção de crianças e adolescentes, tornando os profissionais aptos para o exercício das atribuições. “Com a questão da pandemia, Major Gercino teve situações de atendimentos que até então não eram vivenciadas”, destaca.
O Instituto Cairo foi o responsável pela formação e ministrada pelo professor André Viana Custódio, doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e pós-doutor pela Universidade de Sevilha na Espanha. O ministrante tem 25 anos de experiência na capacitação e assessoramento de municípios para a articulação intersetorial de políticas públicas para crianças e adolescentes. “Parabenizo o município de Major Gercino por essa iniciativa de trazer capacitações que são importantes esses conhecimentos para um melhor atendimento”, diz.
O curso abordou desde as atribuições institucionais do CMDCA e do Conselho Tutelar até os procedimentos e estratégias de atendimento de crianças e adolescentes, nos casos de violação de direitos, visando qualificar os indicadores de desenvolvimento humano municipal. “Muito importante essa capacitação, com um profissional que tem muito conhecimento”, finaliza a secretária de Assistência Social, Regina Mara Souza Fuck.