Prefeitura Municipal de Major Gercino

Duas queijarias recebem Selo Arte para queijo colonial Diamante, em Major Gercino. Major Gercino tem agora duas queijarias detentoras do Selo Arte, criado pelo Ministério da Agricultura e da Pecuária para distinguir produtos artesanais. A Queijaria Vô Ipa e o Sítio Quiqueo Marchi podem comercializar os produtos que receberam o selo para todo o país, ampliando suas possibilidades de negócio. Uma solenidade realizada na última quinta-feira, 11 de maio, nas instalações da Vô Ipa, na localidade de Diamante, marcou a entrega do Certificado Selo ARTE para as duas agroindustriais artesanais. Estiveram presentes na entrega o prefeito Valmor Pedro Kammers, a responsável pelo SIE no Departamento Regional de Itajaí da Cidasc, Daisy Brodbeck Mendieta Cordeiro, o médico veterinário da Cidasc de Itajaí Anderson Costa Silva, o superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em Santa Catarina, Túlio Tavares dos Santos, o extensionista Remy Simão representante da Epagri, a presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Major Gercino, Marlene Aparecida, o presidente da Câmara de Vereadores de Major Gercino Hilberto Arnold, o vereador Augustinho Orlandi, o deputado estadual Marquito e demais convidados.

As autoridades e amigos que acompanharam a cerimônia e trataram a entrega do Selo Arte como uma conquista para o município. O empresário do Sítio Quiqueo Marchi, Valdecir Marchi, lembrou que a criação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) foi fundamental para o resultado presente. Ele também destacou que ver empresas locais conquistarem o Selo Arte serve de estímulo para outras agroindústrias do município, de mel ou queijo, aderirem ao SIM e trilharem o caminho semelhante ao das duas queijarias. A Cidasc é quem concede o Selo Arte em Santa Catarina, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo MAPA. A agroindústria precisa estar registrada no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ou no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), adotar processos predominantemente manuais ou artesanais e utilizar matérias primas de origem animal de produção própria ou com origem conhecida. A importância dos serviços de inspeção sanitária para a agroindústria também foi destacada pelo superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em Santa Catarina, Túlio Tavares dos Santos. “A criação do SIM foi uma destas visões de futuro da prefeitura, o primeiro passo para tudo. Temos que criar o SIM e depois evoluir, até chegar no Selo Arte, que foi criado para identificar aquele produto artesanal, mas não é um simples produto artesanal: um produto que traz toda a cultura de uma comunidade, que não tem igual no mundo, e permite que este queijo seja comercializado em todo o país”, enfatizou Túlio. Para o prefeito Valmor Pedro Kammers, o recebimento deste selo para essas queijarias é um marco para o Município. “Hoje tenho a honra de poder estar participando da entrega desses selos, que fazem parte de um trabalho desenvolvido pela nossa administração. Essa conquista é fruto de uma sementinha que plantamos no início do meu mandato, e hoje vendo essas queijarias tendo a oportunidade de ampliar seus negócios, me faz perceber que estamos sempre caminhando na direção certa” finalizou o prefeito.