Nesta semana que se passou, em 23 de junho, se comemora o Dia Nacional de Luxemburgo.

Nesta semana que se passou, em 23 de junho, se comemora o Dia Nacional de Luxemburgo. Os vínculos de Major Gercino com o país europeu remontam ao próprio homenageado com o nome do município, Major Gercino Gerson Gomes, neto da luxemburguesa Arminda Umbelina Steil, primeira filha nascida em solo brasileiro de Peter Steil, que emigrou da comuna de Mertzig, em Luxemburgo, para a nossa região.    

 

 

Eu, Valmor Pedro Kammers, tenho o orgulho de, como descendente de luxemburgueses, titularizar a cidadania do país, bem como carregar comigo o sobrenome de nosso pioneiro antepassado, Jacob Kammers, emigrado da comuna de Putscheid em 1861, história semelhante a muitos conterrâneos que compartilham dessa ascendência. Tive ainda a honra de, como primeiro compromisso de sua agenda em sua inaugural visita oficial ao Estado de Santa Catarina, em 2018, recepcionar o então primeiro embaixador credenciado pelo Grão-Ducado de Luxemburgo para oficiar em caráter residente no Brasil, o Sr. Carlo Krieger, iniciando uma sincera amizade e parceria, materializada em novas visitas a nosso município, bem como dos representantes deste à embaixada, no intuito de preservação dos laços históricos e intercâmbio econômico e cultural.    

 

 

 

É com imensa alegria, portanto, que, celebrando nossas raízes, cumprimento a comunidade luxemburguesa, personificada em Santa Catarina na sua Cônsul Honorária, Sra. Karen Schwinden, e no Brasil em sua nova embaixadora, Sra. Béatrice Kirsch, bem como internacionalmente em seu monarca constitucional, o Grão-Duque Henri, expressando o desejo de perpetuar nossa amizade com o Grão-Ducado. Viva Luxemburgo! Viva o Grão-Duque!”