Prefeitura alerta população sobre cuidados na compra de imóveis.

Grande parte da população tem dúvidas na hora de comprar um imóvel. Pensando nisso a Prefeitura de Major Gercino, alerta sobre quais documentos solicitar e onde procurar informações. O objetivo é garantir uma aquisição sem riscos e segura. O secretário de planejamento Rogério Resner, recomenda que as pessoas tenham cautela, evitando negociar com o comércio informal de áreas públicas, particulares e áreas de preservação permanente na cidade. “Por isso, é fundamental que se tome todo o cuidado possível para não edificar irregularmente nessas áreas, pois o proprietário não vai conseguir fazer a ligação de energia elétrica, gerando problemas e dor de cabeça. E nunca fazer qualquer transação financeira antes de tomar as devidas precauções.”, recomenda Rogério. A primeira coisa é certificar-se da titularidade da área, ou seja, verificar se quem vende é de fato o proprietário. Para isso, as pessoas devem exigir do vendedor a apresentação de Certidão de Inteiro Teor do Registro de Imóveis, bem como Certidão Negativa de Débitos da Prefeitura e Certidões Negativas do Poder Judiciário em nome do vendedor, para ter certeza de que quem vende não responde à nenhuma ação judicial. É fundamental consultar o setor de Cadastro Imobiliário, para verificar se o imóvel está cadastrado e se existem dívidas junto à Prefeitura. Quando se tratar de loteamentos, além dos documentos já mencionados, é preciso também obter junto à Prefeitura informação sobre a regularidade e aprovação do empreendimento, bem como se a lei de zoneamento permite a edificação e/ou desenvolvimento de atividade comercial, industrial ou prestação de serviço na área.

 

 

Imóveis construídos:

 

 

1• Solicitar a Certidão de Inteiro Teor do Registro de Imóveis, constando a averbação do imóvel ou unidade.

2• Verificar se foi emitido o habite-se para o imóvel e se há multas pendentes ou outros processos referentes ao imóvel em questão.

3• Se você pretende realizar obras, a consulta de habilidade é essencial para verificar se as obras serão autorizadas, em função do zoneamento para o local.

4• Antes da compra ou da realização de quaisquer obras, deverá ser feita consulta de viabilidade sobre esse item junto à Prefeitura.

5• Verificar se constam dívidas junto à Prefeitura.

 

 

Terrenos:

 

 

1• Solicitar Certidão de Inteiro Teor do Registro de Imóveis para verificar qualquer ônus – hipoteca, penhora ou vinculação.

2• Não comprar lote em áreas próximas a rios, florestas ou áreas sujeitas a alagamentos ou enchentes, sem antes consultar a PMMG.

3• Verificar se constam dívidas junto à Prefeitura.